Muitos profissionais diriam um corte de 35% de sua verba de marketing em uma gigante do mercado não iriam causar grande impacto, visto que o poder de uma marca global como a Coca-Cola é enorme.
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Entretanto, os dados de uma pesquisa feita recentemente pela WARC Data, mostra o contrário.
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Durante a pandemia ocorreu um experimento ao vivo e de proporções globais sobre como consumidores e marcas reagem a estas grandes mudanças. Ideias que antes eram suposições teóricas puderam ser comprovadas na prática.
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Em 2020, a Coca-Cola foi uma delas, cortando 35% de seu investimento em marketing, enquanto a Pepsi manteve o mesmo nível do ano anterior. Como resultado, a Coca-cola teve uma queda de 11% em sua receita líquida, enquanto a Pepsi cresceu 4,8% (dados da WARC). ????
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Obviamente, não somente o investimento mas também as estratégias diferentes utilizadas, tiveram seus impactos nestes resultados.
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A Coca-Cola concentrou seus recursos em mídias digitais e eliminação de marcas ‘zumbis’. Já a PepsiCo dobrou o uso de dados do consumidor, insights centralizados e vendas diretas ao consumidor.
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O Marketing é crucial para qualquer empresa. Não o coloque como uma das primeiras linha de corte. É ele que fará seu negócio sobreviver.
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Por mais forte e conhecida que seja a sua marca no mercado, jamais tire o pé do acelerador, mesmo se você for a Coca-Cola.